Galeria

Sala São Paulo e um pouco de Física

Sobre a Acústica da Sala São Paulo

Sala São Paulo (91) (1024x768) Sala São Paulo (95) (1024x768) Sala São Paulo (96) (1024x768) Sala São Paulo (97) (1024x768) Sala São Paulo (98) (1024x768)

Um pouco de Física:     Conceito Reverberação

Reverberação
é um fenômeno de prolongamento de um som após o fim da emissão deste mesmo por parte de sua própria fonte sonora. Diferente do eco que ocorre quando o atraso temporal é grande em relação à percepção do nosso ouvido, para reverberação ocorrer a diferença entre os instantes de recebimento dos dois sons deve ser inferior a 0,1 s. Desta forma nosso ouvido reconhece o som recebido como um prolongamento do som original, pois a taxa de percepção sonora humana é muito lenta quando comparada à um tempo inferior a 1/17 de segundo. Quando as reflexões de um som ocorrem dentro de um tempo inferior a essa taxa (Figura 1), percebemos apenas um som contínuo que vai perdendo “força” à medida que se reflete mais vezes e é atenuado naturalmente.

Consequências da Reverberação 

O resultado de um efeito de reverberação em excesso seria tornar uma fala ininteligível, ou comprometer a compreensão do que se fala, como o caso de uma sala acústica. Já em aplicações musicais, onde efeitos artificiais são introduzidos, a reverberação é usada com o objetivo de criar ambiência ou profundidade ao som, produzindo uma sensação mais natural. Em estúdios mais antigos, para criar efeitos como os de reverberação, muitas vezes utilizavam-se salas especiais de paredes revestidas com materiais acusticamente reflexivos e que proporcionavam a ambiência desejada à gravação.

Para cada tipo de sala construída existe um tempo de reverberação ótimo que pode ser previsto antes da sala estar pronta. O tempo de reverberação, este contado desde o encerramento da emissão por parte da fonte sonora até o termino da percepção do tom, não deve ser excessivo em auditórios ou salas de aula, pois isso causaria  dificuldade para entender o orador.
A duração deste tempo de reverberação varia conforme muitas variáveis como o local e sua geometria, os materiais que serão afetados pelas ondas sonoras e também a absorção e reflexão destas. Em locais abertos ou com pouca reverberação o tempo de reverberação se encontra nulo ou muito proximo de zero, já em locais como catedrais e salas acústicas com muita reverberação o tempo pode chegar a mais de 20 segundos  mas em geral uma boa reverberação ambiente dura entre 0,2 e 0,3 segundos.

É possível calcular o tempo de reverberação de uma sala através da  seguinte fórmula:

T = 0,161 * (V/A)

onde:
T=Tempo de Reverberação, V = volume em m³, A = Absorção em m², e 0,161 é uma contante que torna o cálculo mais preciso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s