Lygia Clark: uma retrospectiva

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

sábado 1 de setembro, a partir das 16h, a domingo 11 de novembro

terça a sexta 9h às 20h
sábado domingo feriado 11h às 20h

[indicado para todas as idades] L

entrada franca

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Lygia Clark: uma retrospectiva – observe, interaja, participe da arte

Mostra apresenta panorama da artista, incluindo obras inéditas, e traz seminários e produtos digitais

A exposição Lygia Clark: uma retrospectiva − em cartaz no Itaú Cultural,  traz um panorama da produção da artista, que vai das pesquisas sobre os limites da pintura e da escultura à investigação sobre o corpo. Na mostra, você conhece obras inéditas da autora, montadas a partir de documentos deixando por ela, e adentra seu processo criativo. Além disso, pode interagir e experimentar formas, com os Bichos, ou vivenciar a arte fazendo parte dela, com as Proposições.
O evento inclui também debates e dois produtos digitais. O seminário, que terá as mesas Muito Além do Lúdico e O Lugar da Invenção, discute os conceitos curatoriais da retrospectiva e temas pouco abordados pela crítica sobre Lygia Clark. Os convidados são pesquisadores das artes visuais que conviveram com a artista ou realizaram estudos significativos sobre seu trabalho.

Há ainda um Museu Virtual, em que é possível interagir com trabalhos da artista, e o Livro-Obra, aplicativo para iPad (disponível em breve na Apple Store) que recria a experiência da obra original com o mesmo nome.

A curadoria é de Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte; o projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha. Confira abaixo detalhes da programação.

Lygia Clark

 

Lygia Clark (1920-1988) foi uma das fundadoras do Grupo Frente, marco histórico do movimento construtivo no Brasil. Depois, abandonando rótulos e escolas, passou a denominar-se “não artista”, radicalizando conceitos. Com o desenvolvimento de experiências sensoriais, ela estendeu os limites de compreensão da obra de arte, agregando-lhe contornos terapêuticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s