Explosões no reator 3 de Fukushima deixam 9 feridos

 

14/03/2011 – 00h10 / Atualizada 14/03/2011 – 00h52

Explosões no reator 3 de Fukushima deixam 9 feridos; risco de vazamento é “raro”

Duas explosões foram registradas nesta segunda-feira no reator 3 da usina nuclear N°1, deixando nove pessoas feridas, informou a companhia Tokyo Electric Power Co. (Tepco). Segundo a Tepco, porém, o reator resistiu às explosões, notícia confirmada pelo governo. Yukio Edano, porta-voz do governo japonês, disse que a possibilidade de um vazamento radioativo importante no reator três da central nuclear de Fukushima é “rara”, mesmo após as explosões de hidrogênio desta segunda-feira.

O governo japonês já havia advertido no domingo que existia risco de uma segunda explosão na central nuclear de Fukushima, por causa de um acúmulo de hidrogênio no reator número 3. A usina nuclear, danificada pelo terremoto de sexta-feira, já havia sofrido uma explosão no sábado.

No entanto, segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, “nada podemos confirmar ainda. Apenas supomos que ocorreu um derretimento, mas as medidas já estão sendo tomadas”.

Segundo Yukio Edano, a explosão ocorrida sábado no nível do reator número 1, da mesma usina nuclear, a 250 km de Tóquio, também pode ter sido causada por um acúmulo de hidrogênio na parte superior do prédio onde fica o reator. E garantiu que já estão sendo tomadas todas as providências para evitar uma segunda explosão.
Leia mais

Engenheiros tentaram, sem conseguir, resfriar o centro do reator com água do mar, mas acreditam que o concreto em volta é forte o bastante para aguentar uma explosão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s