Terremoto no Japão – Usinas Nucleares

 

Usina nuclear  explodiu no Japão

 

Na cidade de Fukushima, está localizada a usina nuclear que explodiu dia 12 de março de 2011.

O governo japonês orientou aos moradores de Fukushima para saírem às ruas somente com o uso de máscaras. Além disso, foi recomendado também à população da cidade que utilize capas de vinil descartáveis, semelhantes a capas de chuvas com capuz. As orientações foram dadas para minimizar os riscos de contaminação pela radiação que está vazando da usina nuclear.

 

As partículas radioativas quando ingeridas ou inaladas provocam contaminação de alto risco, pois entram no organismo e continuam emitindo radiação que pode atingir células importantes. Usar as máscaras e capas ajudariam a minimizar essa contaminação.

No entanto, apenas o fato de estar próximo de uma área contaminada, é suficiente para expor a pessoa a uma irradiação, que dependendo do tipo e do tempo de exposição, podem também causar danos graves a saúde.
As autoridades japonesas pedem para que as capas de vinil e as máscaras não sejam reutilizadas e que, ao chegar em casa, as pessoas joguem esses materiais no lixo. Os moradores de Fukusima também estão sendo instruídos a não usar sistemas de ventilação com aparelhos de ar-condicionado, que traz ar do exterior para o interior das casas.

As autoridades japonesas decretaram estado de emergência numa segunda usina nuclear, a de Onagawa (nordeste do Japão) também afetada pelo forte terremoto de sexta-feira (11), anunciou neste domingo (13) a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“As autoridades japonesas informaram à AIEA que o primeiro estado de emergência (o nível mais baixo) na central de Onagawa foi registrado pela Tohoku Electric Power Company”, explicou a agência da ONU, com sede em Viena.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s